Chiefs e Texans se enfrentam na rodada divisional nos playoffs da NFL

Com o fim do Wild Card na AFC, finalmente é hora de conhecer os melhores times da conferência. Repetindo o ano anterior, Baltimore Ravens, Buffalo Bills e Kansas City Chiefs estão entre essas equipes. Três quarterbacks que deverão estar no Hall of Fame da liga e três equipes com relativo sucesso recente na liga. Olhando por outro lado, há também o Houston Texans, que apesar de correr por fora nesta briga, já deu indícios de que pode ser um time competitivo.
Nesse sábado, Houston Texans e Kansas City Chiefs se enfrentam às 18h30, com transmissão da ESPN e NFL Gamepass.
Houston Texans
No caminho para enfrentar uma dinastia, os Texans tem como principal esperança o poder de sua defesa. Danielle Hunter e Will Anderson somaram 25 sacks na temporada, com 42 acertos ao quarteback (QBHits) e 33 tackles para perda de jardas. No jogo de Wild Card contra os Chargers, Anderson foi um dos principais fatores da vitória texana. O Defensive End terminou a partida com 1.5 sacks e 3 QBHits.
A defesa de Houston também foi a quarta que mais forçou turnovers durante a temporada e a que menos cedeu passes na liga. Esses números se refletem em uma atuação primorosa contra Justin Herbert, interceptado quatro vezes no Wild Card. A título de comparação, ele havia lançado apenas três interceptações em toda a temporada. O grande nome dessa secundária é Derek Stingley Jr, que terminou a temporada no time ideal da NFL e interceptou Justin Herbert duas vezes na primeira partida dos playoffs.
Em compensação, C.J Stroud foi o segundo quarterback que mais sofreu sacks durante a temporada – 52 vezes. Contra os Chargers foram mais três adicionadas a essa conta, além de um fumble, que foi recuperado pelos Texans. Houve jogadas incríveis e apesar dos 32 pontos contra uma das melhores defesas da liga, a atuação de Stroud ainda passa longe de convencer. Durante a temporada foram 20 touchdowns e 12 interceptações. Contudo, com o que foi mostrado em seu ano de estreia, era esperado mais.
Para vencer, Houston precisará de uma partida impecável de Danielle Hunter e Will Anderson. O ataque de Kansas consegue ter mais dinamismo e peças do que havia nos Chargers. Para o triunfo, os Texans também precisarão deixar Patrick Mahomes desconfortável. No último confronto contra os Chiefs, no dia 21 de dezembro, a defesa conseguiu apenas um sack e CJ Stroud sofreu com duas interceptações. Em janeiro, esses são os mesmos erros que custam partidas no Arrowhead Stadium.
Kansas City Chiefs
Há alguns anos o caminho para o Superbowl na AFC necessariamente passa pelo Arrowhead Stadium. A última vez que um time chegou ao Superbowl sem enfrentar o Kansas City Chiefs foi o New England Patriots, de Tom Brady, na temporada de 17-18. Desde então, a franquia do Missouri esteve presente em todas as finais de conferência, são seis aparições seguidas. Contudo, nunca antes se viu um Chiefs tão criticado – nunca antes se viu um time com 15 vitórias tão posto em dúvida.
A verdade é que a temporada dos Chiefs não encantou como de costume. Patrick Mahomes chegou a liderar a estatística de interceptações. Nesse meio tempo, time sempre arrumava uma forma mirabolante de não perder o jogo no final. Essa fase rendeu piadas de Mahomes, quando disse que a equipe estaria jogando daquele jeito para deixar as partidas mais emocionantes. De qualquer forma, Kansas tem as maiores virtudes que um time pode ter em qualquer esporte – sabem como vencer jogos e crescem na hora que importa.
A dominância que não apareceu durante toda a temporada foi vista nas últimas três partidas – desconsiderando a partida contra os Broncos, utilizando o time reserva. Os Chiefs venceram apenas cinco partidas por mais de uma posse de bola de vantagem, sendo três dessas em uma sequência contra Browns, Texans e Steelers. Contudo, Mahomes deixou de lançar interceptações, a linha ofensiva passou a proteger de forma efetiva e a defesa seguiu fazendo o trabalho primoroso que fez durante toda a temporada.
No final do dia, os jogadores machucados voltaram. Bem como as peças da engrenagem estão a todo vapor – e caso você não tenha percebido, os Chiefs olham fixo para mais um Vince Lombardi. Para vencer, Kansas precisará novamente encontrar uma forma de parar Danielle Hunter e Will Anderson.
Kansas vai amassar… não tem jeito