Última atualização: Janeiro 13, 2025
Por: Natan Pires
e-sports
Reprodução: esportelandia

Aprovado pelo comitê olímpico internacional, as olímpiadas dos e-sports acontecerão a cada dois anos, começando em 2025. Os Jogos Olímpicos Eletrônicos serão sediados na Arábia Saudita, além disso, o país receberá todas as edições da competição por 12 anos, conforme parceria estabelecida com o COI. Ainda não há definição de quais games serão escolhidos para disputa, nem como será o modelo estabelecido para classificações.

Uma das grandes questões para determinar o sucesso ou não do evento serão os títulos escolhidos. Atualmente, jogos como League of Legends e Counter Strikes estão entre os mais populares no cenário competitivo, com recordes de premiação e audiência sendo quebrados a cada ano. No Olympic Sports Series, organizado pelo comitê olímpico internacional, os jogos selecionados passaram longe dos que fazem realmente muito barulho com o grande público. Dentre os mais conhecidos tivemos Grand Turismo e Just Dance.

Na organização da Copa do Mundo de E-Sports em 2024, também na Arábia Saudita, tivemos um catálogo de jogos mais atrativo, como League Of Legends, Counter Strike, Fortnite, EA Sports FC 24, Free Fire, Tekken e outros. Os títulos escolhidos para 2025 seguem desconhecidos. Porém, é importante ressaltar que o COI já se posicionou contra jogos violentos, principalmente os que envolvem tiro.

 

 

E-sports são esportes?

 

O debate sobre a inclusão de jogos eletrônicos nas Olímpiadas não é de hoje. Dessa mesma forma, há aqueles que argumentam sobre a destinação de investimento público para essas categorias, bem como nas convencionais. O caso da ex-ministra do esporte, Ana Moser, que se posicionou contra os e-sports repercutiu e abriu discussões. A boa notícia para os adeptos das competições eletrônicas no Brasil, é que o atual ministro, André Fufuca, se mostrou mais favorável ao tema.

Em 2019 foi criada no Brasil a CBGE, Confederação Brasileira de Games e Esports. A organização está ligada a federação internacional, que por sua vez está ligada ao movimento olímpico. Nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, houve pela primeira vez, a introdução dos jogos eletrônicos. Contudo, as medalhas não contaram para o quadro geral.

Natan Pires

Graduando em jornalismo na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Cobri in loco os Jogos Pan-Americanos de Santiago em 2023 e o primeiro jogo da NFL no Brasil. Apaixonado por esportes, Soulslike, Dr. Who e metal extremo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *