Última atualização: Janeiro 8, 2025
Por: Natan Pires

Justin Verlander chegou a um acordo de 15 milhões de dólares por um ano com o San Francisco Giants

Verlander Giants
Karen Warren / Staff

Restando pouco mais de um mês para completar 42 anos, Justin Verlander firmou um acordo com os Giants para a sua vigésima temporada na liga. O arremessador já mostrou que envelhece como vinho conquistando um Cy Young – prêmio dado ao melhor arremessador da temporada – aos 39 anos. Verlander ainda fez uma excelente temporada no ano seguinte com um ERA de 3.22. Contudo, sua última dança com o Houston Astros colocou em dúvida o futuro de sua carreira, afinal, foi seu pior ano em corridas cedidas a cada nove entradas.

As estatísticas avançadas mostram que Verlander ainda pode contribuir em alto nível na Major League Baseball. Ao mesmo tempo que as lesões preocupam, a comissão técnica dos Giants acredita que o experiente arremessador pode ser o que falta para dar corpo a rotação. Desde 2020 a franquia vem sofrendo com a saúde no montinho, mesmo em anos onde Logan Webb, Carlos Rodón, Alex Cobb e Kevin Gausman foram selecionados para o jogo da estrelas, o time sofreu para ter cinco arremessadores saudáveis – o que forçou muitos jogos de bullpen.

 

O que isso significa para os Giants?

Nunca é fácil quando seu principal rival vence a divisão todos os anos sem dificuldade e ainda por cima é o atual campeão da World Series. Além disso, os Dodgers tem no seu elenco vários dos principais jogadores da liga por muitos anos de contrato, como Shohei Ohtani e Mookie Betts. Os Giants tradicionalmente tem um estilo diferente de gerenciamento, no começo da última década quando venceram três títulos em cinco anos, a grande maioria do elenco foi formada em casa, com contratações pontuais. Não atoa o maior contrato da franquia foi dado a Willy Adames nesta janela, com 187 milhões de dólares. Sob o mesmo ponto de vista, apenas na última temporada a franquia deu seu primeiro contrato na casa de 100 milhões de dólares na história – ao coreano Jung Hoo Lee.

Por fim, San Francisco conviveu com portas na cara nos últimos anos. Desde o fracasso de Farhan Zaidi na contratação de Bryce Harper, os Giants labutam para conseguir uma estrela. Judge e Ohtani disseram não, mesmo quando o valor oferecido se igualava as ofertas que foram aceitas. Corbin Burnes preferiu jogar em Arizona por conta da carga de impostos da Califórnia – que poderia ser compensada pelo time aumentando o valor contrato. No final das contas, San Francisco tornou-se um amontoado de Jogadores médios, perfeitos para compor qualquer elenco com duas ou três estrelas. Porém, o único jogador verdadeiramente acima da média deste time se chama Logan Webb, que luta contra uma a terrível sina de um ataque que não produz quando ele sobe no montinho.

Qual o futuro de San Francisco?

Olhando hoje para os arremessadores dos Giants, os cinco abridores devem ser Logan Webb, Justin Verlander, Kyle Harrison, Jordan Hicks e Keaton Winn. Por mais que tenha feito a melhor temporada de sua carreira, Jordan Hicks já demonstrou não ter braço para um ano inteiro abrindo jogos. Da mesma forma, Keaton Winn ainda passa longe de ser o que se deseja de um titular, por mais que tenha talento. Agora, San Francisco tem de fato três arremessadores, sendo um deles um dos melhores da liga – Logan Webb. A chegada do Verlander talvez funcione também como tutoria para Kyle Harrison, que despontou como o principal prospecto de arremessador na história da franquia.

É interessante olhar também para o sistema de ligas menores de San Francisco, afinal existe bastante talento ali. O principal nome dentre os prospectos é Bryce Eldridge, escolha de primeira rodada no draft de 2023. Originalmente escolhido como um two-way player, Eldridge se tornou apenas rebatedor nas ligas menores. Com só uma temporada nas minors ele se tornou o 35º melhor prospecto na lista da Major League Baseball e tem tudo para chegar no time principal em 2025. Contudo, se os Giants esperam que haja uma salvação para seu corpo de arremessadores em seus prospectos, isso parece cada vez mais distante. Em uma realidade próxima, apenas Hayden Birdsong e Carson Whisenhunt podem fazer algo. Junto a eles, Kyle Harrison já mostrou bastante talento e precisa de tempo para se desenvolver na MLB.

 

Natan Pires

Graduando em jornalismo na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Cobri in loco os Jogos Pan-Americanos de Santiago em 2023 e o primeiro jogo da NFL no Brasil. Apaixonado por esportes, Soulslike, Dr. Who e metal extremo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *