Última atualização: Janeiro 15, 2025
Imagem do avatarPor: Felipe Martins
joao-fonseca-tenis-scaled-aspect-ratio-512-320
(Reprodução: WILLIAM WEST / AFP)

João Fonseca é um daqueles momentos raros do esporte brasileiro.

14 de janeiro de 2025. o mundo conhece João Franca Guimarães Fonseca. Antes de derrotar mais um monstro nas quadras de Melbourne, João sempre teve que provar para si mesmo que podia mais e com apenas 18 anos conquistou algo que poucos fizeram, venceu um dos 10 melhores tenistas do mundo na categoria.

Porém, sua jornada não começou ali, começou quando ele foi para a capital australiana Camberra e não perdeu nenhum set saindo como vencedor do Challenger de lá, ou quando no Next Gen Finals simplesmente distribuiu seu repertório pela quadra e trouxe o título e não chegou nem perto disto enfrentando adversário por adversário para garantir sua primeira ida a um Grand Slam de tênis.

Enfrentar Andrey Rublev não é fácil, o russo de 27 anos é um atleta que adora jogos longos, algo que João Fonseca nem chegou perto de jogar, no primeiro desafio de 5 sets, João mostrou que o físico está em dia e eliminou o oponente sem perder nenhum set, de novo.

De direita, usando a esquerda, sacando com força, na jogada curta, no movimento com os pés.

João é diferente de nós, na quadra ele se transforma, se tínhamos dúvidas sobre psicológico, técnico ou físico, ficou evidente que não é um problema. Ele entra, se diverte, trabalha duro e encanta o mundo.

João Fonseca agora é um talento mundial, reconhecido e aclamado, mas esqueça o hype só por um momento. Ele vai tropeçar, vai perder, terá seus momentos ruins, como qualquer outro tenista do calibre dele. Com Alcaraz foi assim, com Sinner foi assim e será assim com ele. João Fonseca, é do Brasil.

Fonseca é um talento geracional nascido no Rio de Janeiro, descobrindo sua paixão pelo tênis um pouco tarde, mas entendo que ali era seu lugar.

Ele é isso aí mesmo, e será ainda mais.

Imagem do avatar

Felipe Martins

Jornalista especializado em novas mídias e em esportes; gosto muito de cachorros. Acredito (e defendo) que o beisebol ainda vai ser grande no Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *