Última atualização: Abril 3, 2025
Por: Rodrigo Azevedo

O basquete brasileiro vive um momento histórico com o novo acordo entre CBB e LNB, validado pela FIBA. A parceria fortalece o NBB e impulsiona o desenvolvimento da modalidade no país.

Acordo histórico reestrutura governança do basquete brasileiro
Maurício Almeida/CBB

Em um movimento inédito para o basquete no Brasil, a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e a Liga Nacional de Basquete (LNB) firmaram um acordo, homologado junto à Federação Internacional de Basquete (FIBA), para uma nova estrutura de governança. Dessa forma, a partir da próxima temporada, o Novo Basquete Brasil (NBB) voltará a contar com a chancela oficial da CBB, consolidando um novo ciclo de colaboração entre as entidades.

O entendimento resultou de uma mediação com participação da FIBA e do ex-presidente da CBB, Guy Peixoto Jr., que teve papel determinante no acordo. Nesse sentido, o pacto resgata a sintonia institucional entre as duas principais entidades do basquete brasileiro e estabelece bases sólidas para o desenvolvimento e a profissionalização da modalidade.

Um novo capítulo para o basquete nacional

Marcelo Sousa, atual presidente da CBB, celebrou o desfecho das negociações e destacou o impacto positivo do acordo: “É um novo momento para o basquete brasileiro. Conseguimos, junto da FIBA e com grande suporte do nosso presidente de honra, Guy Peixoto Jr., entendimentos que trarão ganhos para a modalidade. Portanto, vamos trabalhar juntos para que a história do basquete brasileiro siga vitoriosa, promovendo desenvolvimento em todas as áreas”.

Por outro lado, Guy Peixoto Jr. enalteceu o espírito de unidade entre os envolvidos: “Desejo um futuro brilhante para o basquete brasileiro. Afinal, só vejo uma forma de crescermos, que é todos juntos. Tenho certeza de que vamos colher frutos desse processo”.

Além disso, a FIBA manifestou apoio ao acordo, reconhecendo sua importância para a estabilidade e crescimento da modalidade no Brasil. Segundo a entidade, o alinhamento entre CBB e LNB reforça a posição do NBB como liga profissional de primeira divisão, garantindo conformidade com as normas internacionais.

Supercopa e futuro promissor

Como parte do novo arranjo, a CBB será responsável pela organização da Copa do Brasil de Basquete, também conhecida como Supercopa, torneio de pré-temporada. Os detalhes ainda serão definidos, mas a expectativa é que o evento fortaleça ainda mais o basquete nacional.

Ademais, Rodrigo Montoro, presidente da LNB, expressou entusiasmo com a nova fase: “É com muita alegria que celebramos esse momento. As duas entidades, junto à FIBA, souberam transformar divergências em um propósito comum. Dessa maneira, esperamos que o basquete brasileiro fique cada vez mais unido e desenvolvido”.

Por fim, o acordo representa um marco histórico para o basquete brasileiro e abre caminho para uma gestão mais integrada e eficiente. Com as principais instituições alinhadas e um compromisso renovado com o crescimento do esporte, o Brasil ganha novo fôlego para se consolidar no cenário internacional.

Rodrigo Azevedo

Estudante de Jornalismo na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), atualmente no sexto semestre. Apaixonado por futebol em todas as suas formas, dedica-se ao esporte local, nacional e internacional, com um carinho especial pelo Chelsea, o maior clube de Londres.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *