No domingo, Baltimore Ravens e Buffalo Bills se enfrentarão às 20h30, com transmissão da ESPN e NFL Gamepass.

A partida
Com o final do Wild Card na AFC, chegou a hora de conhecer os melhores times da conferência na rodada divisional. Bills e Ravens são os principais desafiantes ao trono de Patrick Mahomes. Contudo, Lamar Jackson e Josh Allen ainda não conseguiram encontrar seu lugar ao sol na pós temporada. No duelo divisional, os dois melhores quarterbacks da liga em 2024 irão duelar pelo direito avançar no caminho para Superbowl pela primeira vez em suas carreiras.
Sabemos que os prêmios individuais são decididos com base na temporada regular. Porém, esse confronto seria o balizador perfeito de uma rivalidade que proporcionou grandes momentos para todos os fãs durante o ano. No final, apenas um deles pode dar mais um passo rumo a final de conferência. Confira abaixo um pouco de como chega cada equipe e clique aqui para conferir a prévia de Houston Texans e Kansas City Chiefs.
Baltimore Ravens
Guiados pela melhor temporada de Lamar Jackson, os Ravens finalmente deram armas a altura do seu quarterback duas vezes MVP. São cinco jogos seguidos anotando 28 ou mais pontos. Postulando um terceiro prêmio de jogador mais valioso da temporada, Lamar liderou a liga em rating, jardas por passe e jardas por carregada. Além disso, a precisão de seu braço finalmente alcançou um patamar de elite. Durante a temporada, lançou apenas quatro interceptações, seu menor número desde que se tornou titular.
A defesa de Baltimore se mostrou uma das mais formidáveis da liga durante o ano, especialmente se tratando das atuações de Kyle Van Noy. O linebacker atingiu seu recorde pessoal de sacks em uma única temporada. Desse modo, os Ravens foram a segunda franquia com mais sacks em toda a NFL. Entretanto, a secundária da equipe sofreu para limitar o jogo aéreo durante boa parte do ano, mas as últimas semanas foram positivas nesse aspecto, principalmente pela temporada que fez Marlon Humphrey.
Chaves para vitória
Com o ataque de Buffalo centralizado em Josh Allen, a defesa de Baltimore que limitou bem o jogo aéreo dos oponentes na parte final da temporada precisará aparecer novamente. Apenas fazer a pressão chegar não é o suficiente para conter o ímpeto do quarterback adversário, afinal seus números quando pressionado são impressionantes; com 28 touchdowns, seis interceptações e um rating de 101. Não só chegar no Allen, os Ravens precisarão levá-lo ao chão.
O que tem sido regra até aqui na temporada é a relação do sucesso dos Ravens estar atrelada ao jogo corrido. A equipe está 11-0 quando Derick Henry corre para mais de 90 jardas na partida. Por outro lado, são cinco derrotas quando ele correu abaixo dessa marca. Estabelecer ataque terrestre será essencial para se manter vivo contra uma equipe que está invicta em casa nesta temporada.
Uma grata surpresa para os Ravens na partida seria o retorno de Zay Flowers. O principal recebedor do time não atuou na vitória contra os Steelers. Ainda não há uma confirmação sobre sua disponibilidade para o jogo de domingo, mas seu retorno sem dúvidas seria um fator importante para Baltimore.
Buffalo Bills
Invictos em casa, os Bills apresentaram o melhor futebol americano na AFC durante a temporada. A equipe anotou 24 ou mais pontos nas últimas 11 partidas e conta com a melhor versão de Josh Allen para postular uma volta ao Superbowl pela primeira em vez pouco mais de 30 anos.
Josh Allen mostrou ter o talento inerente a todos os quarterbacks que foram induzidos ao Hall da Fama do esporte. Após perder suas principais peças ofensivas, Allen demonstrou semana após semana que pode transformar qualquer recebedor em um excelente alvo. Na falta de Stephon Diggs, Khalil Shakir foi a principal arma no corpo de recebedores de Buffalo, que não conta com muita badalação. Com um ataque bem distribuído e uma linha ofensiva que protege bem seu quarterback, Buffalo ainda conta com James Cook, líder de touchdowns corridos na liga.
Chaves para vitória
No último encontro das equipes na semana quatro, os Ravens não tiveram muita dificuldade para vencer Buffalo. Na ocasião, Josh Allen sofreu três sacks – o maior número de toda a temporada. Com a linha ofensiva colapsando e um jogo terrestre não estabelecido, talvez tenha sido a pior atuação dos Bills em todo o ano. Por outro lado, Baltimore conseguiu 199 jardas terrestres com Derrick Henry, e Lamar Jackson desfilou em campo.
Para mudar a sina da última partida, a linha ofensiva de Buffalo será determinante para a vitória. Muito das possibilidades de triunfo na rodada divisional dos playoffs estará na capacidade dos Bills de proteger Josh Allen e abrir espaço para o jogo corrido.
Se por um lado os Bills permitem muitas jardas corridas por partida, os Ravens permitem muitas jardas passadas. As duas equipes falham em anular a principal força ofensiva do adversário, por isso é provável que a partida tenha muitos pontos. Em um tiroteio, talvez leve vantagem quem tem ao seu lado o braço mais forte da história da NFL.