Última atualização: Fevereiro 17, 2025
Por: Victor Lucas

A lá equipes da LTA Sul não venceram nenhuma série contra os estadunidenses.


No lugar de escrever o já rotineiro resumo da rodada, decidi escrever este texto como forma de reflexão a junção da liga brasileira com a latino americana, a superioridade das equipes argentinas e o abismo que nos separa da LTA Norte.

LTA Sul não avança na fase Américas

Quando anunciaram a fusão entre as liga das Américas, a reação inicial foi de indignação, com sensação de que a Riot estaria usando o engajamento da torcida brasileira para sustentar as outras ligas. Claro que tudo se baseia em uma decisão de negócios mais complexa do que isso. Contudo, o cenário montado é desesperador.

Jogando pela LTA Sul, a superioridade argentina foi gritante, pois garantiram as duas primeiras colocações. O time da paiN não alcançou as expectativas. A LOUD foi inexistente contra a C9, e os argentinos que dominaram a região não conseguiram vencer um único jogo também. Dessa forma, o fim de semana encerrou com o placar agregado de 8×1 para a LTA Norte e a pergunta que fica é: o que nossa região pode fazer para melhorar?

O primeiro campeonato escancarou problemas com o básico de League of Legends, como rotação, controle de onda de minions e inversão de rotas. Em praticamente todas as lutas, mesmo as favoráveis para as equipes do sul, ficávamos atrás em ouro. Em momento algum conseguimos abrir grandes vantagens utilizando-se apenas da mecânica, e por fim, não houve momento em que a batalha entre regiões foi equilibrada.

Brasil fora do mundial e MSI?

A prospecção não é nada boa para os brasileiros. Na segunda etapa da LTA, haverá uma vaga para o sul, que caso não haja mudança, deverá ser da Isurus Estral, e o mesmo vale para a terceira etapa. Pela primeira vez, o Brasil poderá ficar de fora do palco mundial. 

Por fim, a esperança que resta é de que com o tempo, os times se reformulem, invistam em bootcamps e que a experiência adquirida nesses embates e treinos levem a uma melhora nos próximos anos.

Nos dias 22 e 23 de fevereiro teremos a semifinal e final da LTA. As partidas serão entre 100T x FlyQuest e Cloud9 x Team Liquid, com transmissão ao vivo nos canais oficiais da Riot Games.

Victor Lucas

Médico Veterinário em formação, apaixonado por basquete, futebol e E-sports (especificamente League of Legends); com aspirações de publicar textos que fogem do meio acadêmico resolvi me aventurar por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *