Lions e Commanders se enfrentam no sábado, às 22h, com transmissão da ESPN e NFL Gamepass.

Com o fim da rodada de Wild Card na NFC, chegou a hora de descobrir quais sãos os melhores times da conferência na rodada divisional dos playoffs. De todas as equipes que estiveram nessa fase na última temporada, apenas o Detroit Lions está de volta em 2025. Portanto, com uma total mudança de cultura na franquia, Detroit se consolidou como um dos melhores times da liga, chegando a melhor campanha de sua história. De outro lado, a saga também é de renascimento. Em sua primeira temporada, Jayden Daniels levou os Commanders a melhor temporada da equipe desde 1991, quando venceu o Superbowl.
Confira abaixo como chegam as equipes para o confronto do final de semana.
Washington Commanders
Pela primeira desde 1991 os Commanders começaram uma temporada com nove vitórias e cinco derrotas. Desse modo, pela primeira vez desde 2012 o time chega a mais de dez vitórias em uma temporada. Olhando um pouco para trás no tempo, o quarterback da franquia, Jayden Daniels, nasceu em 2000. Franco favorito ao prêmio de calouro ofensivo do ano, Daniels passou para mais de três mil jardas e correu quase 900. O desempenho colocou Washington como a quinta franquia que mais marcou pontos por partida em toda a NFL.
Indiscutivelmente, Terry McLaurin é que tem mais motivos para sorrir com a chegada de um novo quarterback. Por muito o jogador bateu seu recorde pessoal de touchdowns em uma única temporada e foi selecionado para o Pro Bowl. Além disso, o recebedor formou a lista que compôs o segundo time ideal da NFL. Na parte ofensiva os Commanders ainda contam com a experiência de veteranos como Zach Ertz e Austin Ekeler.
Em compensação, a defesa dos Commanders não é uma das mais confiáveis da NFL. É a décima oitava em pontos sofridos por jogo, além de ser uma das piores contra o jogo corrido. Analogamente, sua secundária também passa longe de ser uma das melhores.
Detroit Lions
Para muitos, o melhor time da liga na temporada. Os Lions mostraram consistência em todos os setores do jogo e o time forma uma perfeita unidade de combate. O ataque chamado por Ben Johnson é um dos mais formidáveis da NFL. A imprevisibilidade em cada snap, somada ao talento individual de suas peças, fazem com que a equipe tenha o maior poderio ofensivo da liga.
A média de 33.2 pontos por partida coloca os Lions como a melhor equipe no quesito. Jared Goff fez a melhor temporada da carreira, correndo por fora no prêmio de MVP. Desse modo, o quarterback de 30 anos ratifica mais uma vez seu lugar entre os jogadores mais confiáveis da posição. Olhando para o setor defensivo, os números seguem assustadores. Detroit é a melhor defesa em situações de terceira descida e é apenas a sétima que mais cede pontos por partida. Contra o passe, a secundária mantém a segunda menor taxa de passes completos e Kerby Joseph liderou a liga em interceptações, com nove.
Apesar de ser a terceira equipe que mais manda blitz, Detroit não está entre as equipes que mais conseguem sacks na liga. Esse problema é justificado com a gravíssima lesão que Aidan Hutchinson sofreu. Mesmo com apenas cinco jogos, Hutchinson liderou a equipe com 7.5 sacks. Ainda há esperanças de que o jogador possa retornar a equipe em um possível Superbowl.
O jogos e as chaves de cada equipe
Os dois ataques estão entre os cinco que mais marcam pontos por partida na liga. Dessa forma, não há como se esperar algo diferente do que um jogo com muitos pontos. A chances de vitória dos Commanders giram entre um jogo perfeito ou um dia ruim dos Lions. Detroit é excepcional nas três fases do jogo, além de permitir poucos erros aos seus adversários.
Analisando o poder do ataque mais eficiente contra uma defesa que peleja para ser média, os prognósticos apontam para uma vitória dos Lions. Contudo, os Commanders também chegam aos playoffs com uma larga sequência de vitórias e jogará sem o peso do favoritismo. A chave para vitória é uma atuação primorosa do ataque, como vimos nas primeiras partidas da temporada. Com o curso normal da partida, o correto é acreditar em uma vitória dos Lions. Portanto, a melhor chance de Jayden Daniels e companhia é tentar vencer uma batalha com alta pontuação.
Dentre todos os jogos do divisional, esse talvez seja a maior história de um Davi contra Golias. Também por isso as casas apontam que os Lions são favoritos por 9.5 pontos.